As bases no Karate
Em sinal de respeito, todo Carateca deve manter-se em posturas firmes e sóbrias.
Takai Dachi são as posturas elevadas, que servem a dois propósitos: apresentação e execução de técnicas.
Assim, por exemplo, a posição Heiko Dachi (veja ilustrações no fim do post) demonstra ao mestre que o aluno está apto e atento aos seus comandos, enquanto em Musubi Dachi, há os cumprimentos e reverências, já que, a postura com as pernas eretas e os pés juntos e abertos, demonstra a quem está à frente que não há intenção de ataque.
Logo, as posturas elevadas são um ponto de partida, pois delas saem as demais bases. Mesmo durante uma luta, o carateca sai e retorna para uma postura elevada constantemente, ou seja, são as posições fundamentais.
As posturas baixas têm o centro de gravidade próximo ao chão. O intuito de tais bases é trazer estabilidade extra para a execução de técnicas de ataque e defesa, ou para realização de técnicas singulares como, por exemplo, um soco perpendicular para baixo, que deve ser executado na base Shiko Dachi.
As posturas de média altura têm como objetivo reunir o melhor das altas e baixas, ou seja, agregar mobilidade e estabilidade.
Mesmo que as bases baixas proporcionem maior firmeza e, as bases altas propiciem maior fluidez, durante um Kumite (luta/combate), as bases médias mostram-se mais adequadas a uma situação de confronto, já que permitem associar as duas características.
Há, ainda, outras classificações, como:
- Bases de Transição (Ayumi Dachi) – Possuem o objetivo de assegurar ao praticante a coerência de seus movimentos e de seu deslocamento, ao garantir a estabilidade;
- Bases Cruzadas (Jujiashi Dachi ou Juji Dachi) – São as posturas nas quais as pernas encontram-se cruzadas. Formam o grupo, Kugiashi Dachi, Bensoku Dachi, Kosa Dachi e Kake Dachi;
- Bases Bicôncavas (Uchiwa Dachi) – Refere-se à posição na qual os joelhos ficam apontados para dentro. Nesse conjunto acham-se as bases Uchi Hachi Ji Dachi, Hangetsu Dachi e Sanchin Dachi;
- Bases Equestres (Ba Dachi) – São as posições virtualmente referentes a equitação, ou seja, as bases dos cavaleiros e, neste grupo, estão Shiko Dachi, Naihanchi Dachi, Jigotai Dachi e Kiba Dachi.
Abaixo, eu apresento a ilustração de 12 (doze) bases frequentemente utilizadas.
ALGUMAS BASES DO KARATE
Agora que você conheceu (ou revisou) as Formas de Base, que tal inteirar-se sobre as Formas de Mão do Karate? Clique aqui.👊