Kata (Formas combinadas)

Kata (Formas combinadas)

Os Katas no Karate Uechi-ryu

Os katas são exercícios simulados de lutas, onde o
praticante pode treinar bloqueios, chutes e socos, empregados de modo ordenado e progressivo, possibilitando-lhe, com a devida prática, enfrentar situações perigosas com naturalidade. 

Todos os Katas precisam ser executados na ordem correta, pois seus movimentos são inter-relacionados.

Os Katas do estilo Uechi-ryu são: Sanchin, Kanshiwa, Kanshu, Seichin, Seisan, Seiryu, Kanchin e Sanseiryu.

Ao ingressar na Organização Okikukai, o estilo Uechi-ryu acrescentou mais dois Katas: Fukyugata Itchi (oriundo da Shorin-ryu) e Fukyugata Ni (proveniente da Shohei-ryu). Por sua vez, Uechi-ryu cedeu o Kata Kanshiwa, ficando como Fukyugata San, na Okikukai.

Abaixo, apresento os Katas Uechi-ryu, com a bandeira do país onde foi criado e alguns detalhes, como quem o criou:

KATAS OKIKUKAI

FUKYUGATA ICHI

Kata da Shorin-ryu

FUKYUGATA NI

Kata da Shorin-ryu

FUKYUGATA SAN

Kata da Uechi-ryu (Kanshiwa)

KATAS UECHI-RYU

SANCHIN

Kata originário da China, conhecido como "três conflitos". É o primeiro e o mais importante Kata aprendido no estilo Uechi-ryu, já que ensina os fundamentos do estilo. Embora simples de aprender, leva anos para ser dominado. Dica: leia o e-book gratuito oferecido neste site.

KANSHIWA

Elaborado pelo mestre Kanei Uechi, como homenagem ao mestre Kanbun (seu pai e fundador do estilo Uechi-ryu) e ao mestre Shushiwa (mestre Chinês, que ensinou o Pangainoon a Kanbun Uechi). É um Kata para iniciantes e apresenta como reagir a múltiplos atacantes. As bases são reforçadas neste Kata.

KANSHU

Criado pelo mestre Seiki Irokazu, também homenageia os mestres Kanbun e Shushiwa. Trata-se do terceiro Kata e possui movimentos explosivos poderosos e lineares, idealizados para dominar e rasgar o adversário rapidamente. Neste Kata, há formidáveis movimentos de controle.

SEICHIN

Elaborado pelo mestre Saburo Uehara, que combinou os nomes de Sanchin e Seisan. O destaque remete sobre o lado mais suave do estilo Uechi-ryu, onde ensina a importância do equilíbrio e do centramento, a fim de controlar seu oponente. Existem inúmeros movimentos de manipulação de articulações e formas de captura, bem como movimentos evasivos, seguidos por técnicas entrantes explosivas. Certamente, este Kata é uma das formas mais difíceis de aprender.

SEISAN

Proveniente do Pangainoon, é conhecido por "treze ataques". Este Kata é o segundo dos três originais da China (já vimos o primeiro, Sanchin). Ele foi baseado justamente no Sanchin e possui movimentos controladores e poder explosivo. Pode-se dizer que é brutal, rápido e extremamente eficaz. Não é a toa que é um Kata necessário para se alcançar a faixa preta.

SEIRYU

Criado pelo mestre Kanei Uechi, é aprendido no nível de faixa preta Primeiro Dan (shodan). Destaca transições e posições que incentivam o praticante a expor mais controle sobre o posicionamento do corpo.

KANCHIN

Concebido pelo mestre Kanei Uechi, combina os nomes Kanbun e Sanchin. É estudado a partir da faixa preta Segundo Dan (nidan). Este Kata apresenta uma associação de Sanchin com posturas "cavalo", além de incorporar uma série de novos movimentos, não vistos em Katas anteriores.

SANSEIRYU

Também originário do Pangainoon, é visto como o mais complexo e difícil, conhecido como "trinta e seis ataques". Temos aí o terceiro Kata trazido da China pelo mestre Kanbun Uechi. É aprendido como faixa preta Terceiro Dan (sandan) e é realizado em todos os testes para faixa preta Quarto Dan (yondan) e superior. Este Kata contém uma sequência de três posições longas e consecutivas (algo não visto em qualquer Kata anterior) e um movimento de mão muito especial, como um dos movimentos finais.

Dica: Baixe o e-book gratuito oferecido neste site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *