Os japoneses utilizam dois conjuntos de números, de uma a dez. Aqui, para fins de contagem empregada no Karate, apresentarei o sistema usado para falar de tempo, quantidades e medidas.
Como você já deve saber, empregam-se muito a contagem dos exercícios executados, nos treinos de Karate.
Abaixo, segue a sequência de 1 (um) a 10 (dez). Para cada número, há no centro seu kanji e, logo abaixo, seu respectivo número arábico, sua escrita em rooma-ji e, sua escrita em hiragana.
Para você que lê este artigo através do celular, pressione a tela, em cima do número, por 1 segundo (apenas)… Dessa forma, aparecerá a escrita da pronúncia correta. Para quem está no computador, basta passar o mouse por cima de cada quadro…
Contagem em Japonês
É importante frisar que o número 7 (SHICHI) é pronunciado “chiti” e não “siti”, assim como você pronuncia o número 4 (SHI) “chi”.
Apenas como curiosidade, há outras formas de se dizer os números 4, 7 e 9:
O número 4 (四) pode ser YON (よん),
O número 7 (七) pode ser NANA (なな) e,
O número 9 pode ser KU (く).
Noutra ocasião, abordarei sobre isto. 👊
Mas, antes de finalizar aqui, alguns podem estar se perguntando… E o número zero?🤔 Os militares, por exemplo, têm a prática de iniciar exercícios (flexões de braço, por exemplo), com o número zero.
Apesar de não fazer muita diferença para o praticante de Karate, vou dar uma canja…
Como no idioma japonês usam-se os algarismos arábicos (como nós), a grafia “0” também é utilizada e a forma principal de se dizer zero é…. ZERO ゼロ…
Quando grafado como Kanji, pode ser dessas duas formas:
零 “REI” れい ou
〇 “MARU” 丸, que quer dizer “círculo”.
Agora, que tal dez flexões de braço, contando em voz alta?🥋
Quer saber mais sobre o idioma japonês? Clique aqui…