História do Karate Uechi-ryu

A preparação de Kanbun Uechi

Kanbun Uechi

O fundador do estilo Uechi-ryu, Kanbun Uechi, nasceu em 5 de maio de 1877 em Izumi, uma aldeia pequena situada ao norte de Okinawa.

A China, na época, era então a terra da “arte do punho”, como se tornaria mais tarde o Japão para o Ocidente.

Em 1897, aos 19 anos de idade, Kanbun foi para Fuzhou, na província de Fukien na China, tanto para escapar da inscrição militar japonesa quanto para realizar seus sonhos de estudar artes marciais com mestres chineses. Lá, Kanbun estudou sob a orientação de um monge budista chamado Soo-Shee-Wa (Shushiwa), até 1910, o estilo Pangai-Noon, surgido no Templo Central de Shaolin na China Meridional.

A arte inspirava, essencialmente, a similitude de três animais: o tigre (força e vigor), a garça (equilíbrio e suavidade) e o dragão (rapidez e imprevisibilidade). O método quase não utilizava o punho fechado e, sim, uma só falange dobrada: a mão “garra de tigre”; a palma aberta e o bloqueio circular. Os golpes com o pé eram praticados em nível baixo (Gedan), visando virilha, joelho e tornozelo.

O mestre Kanbun

Kanbun Uechi foi aceito como mestre pelos chineses após ter vencido inúmeros desafios e passou a ensinar por lá, de 1907 a 1910, até o dia em que um de seus alunos, provocado em duelo, matou o adversário.

Responsabilizado pelo acontecido, Kanbun Uechi decidiu voltar a Okinawa. Lá, recusou-se incessantemente a ensinar sua arte, apesar das insistentes solicitações. Casou-se e tornou-se fazendeiro estabelecido ao norte da ilha de Okinawa.

Kambun Uechi havia regressado ao Japão trazendo sólido prestígio que crescia na medida em que se negava a provar o que quer que fosse. Certo dia, porém, um de seus antigos alunos chineses (que se fizera mercador de chá) veio instalar-se em Naha e fez uma enorme publicidade em torno de si mesmo, proclamando a todos os campeões locais de Okinawa que, devia sua perícia ao mestre Kanbun Uechi.

Até que, mestre Kanbun foi obrigado a deixar seu “retiro”, quando ocorreria uma grande festa de artes marciais de Okinawa, em que todas as escolas dariam uma demonstração. Kanbun Uechi, então, acabou por ceder em expor o Kata Seisan que, segundo relatos que ficaram na história, foi extremamente rápido, poderoso e perfeito, causando enorme admiração do público presente.

Itosu Yasutsune, que era então professor de Shorin-Ryu no colégio de Okinawa, ofereceu a Kanbun Uechi um cargo nessa organização, solicitando-lhe que aceitasse, o que aconteceu. Mas com a morte de Itosu e de outros mestres antigos de Okinawa, originaram-se rivalidades e pressões às quais Kanbun Uechi decidiu parar novamente.

Nasce seu filho, Kanei Uechi

Kanei Uechi

Então, em Janeiro de 1924, decidido a não mais ensinar, partiu para Wakayama/Japão, levando consigo seu filho Kanei Uechi, que nascera em 26 de Junho de 1911.

Foi em Wakayama que mestre Kanbun Uechi encontrou seu compatriota, Ryuyu Tomoyose. Conhecedor da perícia de Uechi nas artes marciais, Tomoyose passou a interpelá-lo sempre que sofria alguma agressão e não sabia como se portar. O mestre explicava, tranquilamente, qual técnica deveria ter sido usada para cada situação.

Foi quando então, Tomoyose suplicou para que Kanbun lhe ensinasse sua arte. Após a expressa condição de guardar o que iria aprender somente para si, Uechi lhe passou lições particulares, que durariam dois anos.

Kanbun abre seu Dojo no Japão

No decorrer desse tempo, Tomoyose conseguiu convencer Uechi de que sua arte teria que sobreviver a sua morte. Então, em 1932, Kanbun abriu um Dojo com o nome “Pangainoon-Ryu Karate Jutsu Kenkyujo” e, ensinou em Wakayama até 1947. Depois voltaria a Okinawa, onde faleceu no ano seguinte.

Kanei Uechi

Neste ínterim, Kanbun Uechi já havia passado sua arte ao filho Kanei Uechi, que começara a instruir formalmente em meados de 1937, no centro de Osaka. Em 1940, Kanei mudou para a cidade de Amagasaki.

Ainda em 1940, Kanei alterou o nome do estilo para UECHI-RYU.

Mestre Kanei faleceu em fevereiro de 1991, com 79 anos.

O estilo Uechi-ryu no Brasil

Ramiro Leone

Cabe destacar que, aqui no Brasil, nosso grande mestre Hanshi Ramiro da Silva Leone trouxe-nos este formidável estilo, na década de 1980, após treiná-lo com os mestres japoneses.

Mestre Leone nasceu em 1945, no Paraná. Atualmente, reside em Brasília/DF, já recebeu inúmeras comendas e homenagens e possui o Centro de Treinamento de Artes Marciais da Okikukai – Brasil. Sua vigorosa história com esta bela arte merece um artigo a parte, que será postado em breve.👊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *